Stress – Vamos resignarmo-nos e deixar que nos controle?

Stress – Vamos resignarmo-nos e deixar que nos controle?

Sabemos que este tema, o Stress, está em voga. Todos os dias ouvimos alguém dizer que está muito stressado seja pelo trabalho, questões financeiras ou até mesmo por questões familiares. E quando não ouvimos alguém dizê-lo, é possível que, ao estarmos atentos ao comportamento das pessoas, percebamos a existência e a manifestação do mesmo.

O stress acarreta vários sintomas, sejam eles sintomas físicos, emocionais, comportamentais ou até cognitivos, dependendo da pessoa. É importante falar neste tema porque já vários estudos que correlacionam o stress com problemas de saúde, tais como depressão, hipertensão, entre outros.

O stress é uma resposta do organismo a estímulos físicos e emocionais, como a perda de emprego, problemas financeiros, conflitos interpessoais. Nestas situações, o corpo reage e produz certas hormonas que por sua vez, alteram o ritmo cardíaco e a pressão arterial.

É importante que cada pessoa procure descobrir estratégias para lidar com o stress. E, segundo alguns estudos, praticar exercício físico pode ser um bom aliado para combater o mesmo.

Numa perspetiva mais terapêutica, aprender técnicas de relaxamento e de respiração ajuda o individuo a controlar o stress, que por sua vez, ajuda no controlo da tensão arterial.

Mais importante ainda, é fazer psicoterapia onde o profissional “ensina” o paciente as técnicas adequadas. Mas mais do que isso, promove a identificação de padrões de pensamentos disfuncionais e substitui por padrões funcionais.